PROJETO JORNAL

PROJETO JORNAL ESCOLAR - BIOLOGIA


COMO MONTAR O JORNAL NO WORD - Por wikinow
https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Jornal-no-Microsoft-Word
VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=-8Cg1cqb8p0

1. Cria documento em branco. Ao abrir o menu do Word e clicar em "Novo", você tem a opção de criar um documento em branco ou escolher um modelo. Se você quiser usar um modelo já pronto de jornal, olhe a seção "Boletins Informativos" no menu de modelos. Você pode escolher de uma variedade de designs que podem ser baixados diretamente da Microsoft.
2. Tamanho da página. Se você quer criar uma página com tamanho de boletim, você pode deixar as configurações como estão. Se você quiser fazer uma página do tamanho de um jornal padrão, você precisa ajustar as configurações de página
Cabeçalho Dê um clique duplo na parte do cabeçalho do documento, localizada acima da margem superior. Isso abrirá a aba Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé. Você pode inserir automaticamente data e números de página, e ajustar seu alinhamento. Os jornais normalmente têm um cabeçalho diferente na primeira página. O nome e a data têm mais destaque na página inicial. Para fazer um cabeçalho diferente para a página inicial, marque a caixa Primeira Página Diferente na seção de Opções da aba de ferramentas. Para ajustar fontes e estilos no cabeçalho, escolha a aba Página Inicial enquanto está editando ele. Você pode mudar a fonte, tamanho, alinhamento e estilo. Você pode construir seu cabeçalho de jornal em um programa de design gráfico e colá-lo no documento do Word para ficar na sua primeira página.
3.Colunas. O Word pode criar colunas automaticamente que irão formatar o conteúdo que você adicionar. Você tem várias opções na hora de adicionar colunas ao seu documento. Para acessar as ferramentas de Colunas, clique na aba Layout de Página. Na seção Layout de Página, clique no botão Colunas.Clique no número de colunas que você quer na lista para aplicar em todo o documento. Clique em Mais Colunas para definir opções personalizadas de coluna. Você pode criar quantidades diferentes de colunas na mesma página usando a ferramenta Mais Colunas. Coloque seu cursor onde você quer que suas colunas mude. Na ferramenta Mais Colunas, escolha "Deste ponto em diante" no menu "Aplicar a:". Tudo acima do cursor continua do mesmo jeito, e a nova configuração de coluna começa onde o cursor está. Ao definir o texto em colunas, fica mais fácil se você olhar como um artigo de um certo tamanho fica se você colocá-lo em uma coluna, assim você poderá ver como o tamanho dos artigos irá afetar o layout. Trabalhar dentro dos parâmetros da quantidade de páginas desejada será um dos desafios da edição.
4.Adicionar imagens. Para adicionar imagens ao seu jornal, clique na aba Inserir. Selecione a imagem que você quer usar e clique em Inserir. O Word irá colocar a imagem onde o cursor estiver. A aba Formatação irá se abrir. Você pode mover a imagem clicando nela e arrastando-a pelo documento. Use os pontos nas bordas da imagem para redimensioná-la com o mouse. Você pode ajustar a maneira que o texto fica disposto em volta da imagem clicando no botão Quebra de Texto Automática na seção Organizar. Para mover sua imagem livremente pela página, clique no botão Posição da seção Organizar. Escolha qualquer uma das opções na categoria "Com Disposição do Texto". Isso irá soltar a imagem das linhas de texto, e permitir que você coloque-a onde você desejar.
5.Adicione legendas às imagens. O Word irá permitir que você ponha uma legenda a qualquer arquivo que você insere em um documento. Clique com o botão direito na imagem e escolha "Inserir Legenda..." no menu. Você pode digitar o texto para a sua legenda na janela que se abre.Marque a caixa "Excluir rótulo da legenda" para que o word não ponha um rótulo genérico na frente da legenda.Você pode ajustar a fonte e tamanho da legenda selecionando a aba Página Inicial enquanto edita o texto.
6.Adicione barras laterais. Use a ferramenta Caixa de Texto para inserir barras laterais, citações e outras partes de texto ao documento. Clique na aba Inserir e selecione o botão Caixa de Texto. O Word irá oferecer uma variedade de estilos para escolha. Você também pode desenhar sua própria caixa de texto clicando no botão "Desenhar caixa de texto" na parte de baixo do menu.Você pode mover e redimensionar caixas de texto assim como você faria com imagens.
7. Ajuste suas fontes e estilos. Depois de colocar algum conteúdo no jornal, vá vendo as fontes para encontrar uma que permita a leitura fácil. Você pode adicionar um pouco de classe no nome do jornal com uma boa seleção de fontes. Experimente diferentes tamanhos para as manchetes até encontrar um equilíbrio entre tamanho e visibilidade.Certifique-se de que seus estilos de design se aplicam uniformemente no documento. Os layouts podem mudar entre seções, mas decisões básicas como fonte e tamanho devem se manter constantes.


8. Prepare a impressão para os dois lados. Para que o trabalho final pareça um jornal, ele deve ser impresso dos dois lados do papel. Confira as propriedades da impressora no diálogo "Imprimir" para ver se o equipamento tem a função de imprimir frente e verso.
Passos para se fazer o jornal:
Qual o nome do jornal?
Público-alvo. Cada jornal tem seus leitores e é par informá-los que a gente escreve. O melhor é ter bem claro quem é o nosso público-alvo.

Sobre o que vamos escrever?

Editorias. Este é o nome dado às seções destinadas a assuntos específicos dentro de um jornal. Na hora de conceber um jornal, é preciso pensar nos assuntos que serão abordados e a quem se dirigem.

Quais serão os nomes de suas seções? 
Pauta-Escolha os assuntos do jornal. Em jornalismo, isso se chama "fazer a pauta". Os jornalistas fazem uma reunião de pauta para decidir os temas.Na hora da pauta, é preciso estar sempre pensando no leitor, no público-alvo. Para que estamos escrevendo essa matéria? O que lhe interessa, o que ele e/ou ela gostaria de saber, de ler, de ver?
Que cara ele vai ter?  Não é só o nome que faz a diferença: tem cores, estilo gráfico - com fotos menores ou maiores etc. Tudo isso caracteriza o projeto gráfico de um jornal. Os instrumentos para criar o projeto gráfico do seu jornal estão todos na diagramação. É possível definir estilos de letras (grossa, fina, caída, esticada, grega, egípcia etc), tamanho ou corpo das mesmas, além da largura de colunas, títulos etc.
Decida o tamanho de cada matéria, conforme a importância dela. Veja qual vai estar na capa, na segunda página etc.
Quanto escrever? Calcule assim: primeiro escreva uma coluna, digitando qualquer coisa (oxoxoxo). Daí selecione tudo com o mouse e clique em "Ferramentas" e "Contar palavras". Anote a resposta que der em "Com espaços" (que também conta os espaços entre as palavras).
Imprima e recorte esta coluna e use-a pra saber quanto espaço ela ocupa no jornal. Aí você sabe exatamente quanto deve escrever de cada assunto.
Exemplo: uma coluna = 1.200 caracteres (letrinhas).
meia coluna = 600 caracteres
OBS.: Se você escrever à mão, tudo bem também. Recorte as colunas em papel de cor diferente do fundo onde vai colar. E depois escreva nelas. Use outra cor para fotos e desenhos.
As matérias,reportagens: para fazer boas reportagens, pesquise sobre o assunto, ouça opiniões diferentes e depois misture tudo isso no texto. Trace um roteiro para captar a informação que necessitam para escrever a matéria. Use frase curtas, capriche no português. Consulte o dicionário, o corretor automático (no computador) etc.
Fotos e desenhos: são importantes para completar as informações e chamar a atenção do leitor.
Abaixo de cada foto, escreva uma legenda (explicação curtinha da foto).
Do ladinho, escreva o nome de quem fez a foto ou desenho. Isso se chama "dar o crédito".
Para fazer uma boa reportagem é preciso responder às questões:
Quem?
Como?
O quê?
Por quê?
Onde?
Qual é o contexto?
Quando?
E daí?
  • A redação
Texto jornalístico. Com tudo devidamente anotado, o próximo passo é escrever o texto. O primeiro parágrafo, chamado na linguagem jornalística de lead, deve ser claro, objetivo e conter a informação principal da matéria.
Terminou de escrever? Então está na hora de ler novamente todo o texto para verificar se está bem escrito, se há alguma informação incorreta etc. Muitos defeitos só são notados na releitura. Escrever certo é uma questão de orgulho, mesmo sabendo que haverá um revisor que poderá pegar suas possíveis falhas.
Olha o visual!
Fotos e ilustrações. Uma reportagem de cobertura de algum evento, por exemplo, tem que vir acompanhada de boas fotos. Para quem não tem máquina fotográfica, ilustrações podem substituir perfeitamente as fotos. Algumas vezes ficam até mais interessantes.


Diagramação e paginação. Com as matérias sendo feitas e já definidas, é hora de saber como elas vão aparecer nas páginas do jornal, com que fotos ou ilustrações, qual será o seu tamanho. Para isso é preciso pensar no desenho de cada uma das páginas e nas ilustrações ou fotos para cada uma das matérias. Isso tudo se chama Diagramação.

Dica: depois de meia coluna de texto, separe com um "intertítulo" para o seu leitor não ficar com preguiça de ler um texto muito grandão (uma coluna inteira direto). 
Se tiver anúncios, cole-os também. Na segunda ou na última página, coloque o "expediente", isto é, o nome de toda a equipe que fez o jornal e também data, quantidade de exemplares, essas informações.


Dicas técnicas 

O nome do jornal deve ser escrito em um tipo (fonte, estilo) moderno, que reflita o espírito jovem e descontraído do Grupo de Criação/Redação e dos leitores.
Informação como data da publicação, número da edição e tiragem (número de exemplares publicados) devem constar sempre abaixo do nome do jornal.
Não esqueça de colocar um quadro com o Expediente, onde constam o objetivo do jornal e os nomes de todos os participantes daquela edição.
Títulos e manchetes (título da principal notícia do jornal ou as principais) devem ter letras leves, mas chamar a atenção dos leitores.
A tradição de colocar os títulos das matérias no início da página pode e deve ser mudada. Muitas vezes, um título ao lado ou no centro de um texto torna a página mais atraente.
Use subtítulos em textos muito longos para aliviar a leitura e aumentar o interesse do leitor.
Coloque as fotos nos locais menos previsíveis de cada página. Não há motivo para colocar uma foto ou ilustração no alto da página, pois pesquisas revelam que o leitor localiza a foto em qualquer lugar da página. Mas nunca esqueça do equilíbrio e da harmonia.
Evite títulos repetidos.
As páginas precisam ser numeradas para facilitar a vida do leitor.
  • Passando a peneira
Revisão. Antes que os textos estejam prontos para serem paginados, é preciso haver atenção redobrada com eles, pois os tais erros de português, ou mesmo de digitação podem passar despercebidos tanto pelo repórter-redator como pelo próprio editor (quem leu e opinou sobre a matéria). Aqui entra o revisor, aquele que possui uma boa noção do português, da gramática, e que poderá corrigir os pequenos erros ou falhas que muitas vezes os repórteres deixam passar. É bom também que na revisão, observe-se se o texto final está fazendo sentido, se está interessante e compreensível a todos, se os títulos, fotos e ilustrações estão nos locais corretos. 
COMPOSIÇÃO
Entenda como os elementos básicos de um jornal funcionam juntos.
  • Matérias: Esse é o centro do jornal, onde a maior parte do texto está.
  • Imagens: Fotos e gráficos são uma parte essencial do design de um jornal. Eles ajudam a quebrar o texto e ajudam a dar contexto para as matérias. Junto das imagens, também são importantes as legendas explicando o significado da imagem.
  • Manchetes: A manchete é a primeira coisa que o leitor verá antes de decidir se a história vale ou não o tempo dele.
  • Barras laterais: Elas são colocadas nas matérias e contêm informações extra sobre o assunto
EDITORIAIS
Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.
Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular.


Todos os jornais são divididos entre “notícias” e “comentários”
As notícias são as informações que devem ser o mais imparciais possíveis. Já os comentários, são as matérias carregadas de opiniões, longe do reinado da imparcialidade.Assim, um jornal possui as editorias de notícias e as seções opinativas.


Editorias e seções

Entre as editorias de notícias, podemos citar:
·                     Automobilismo;
·                     Cidade;
·                     Ciência em foco
·                     Saúde e Bem estar
·                     Arte, Cultura e Lazer;
·                     Economia;
·                     Entretenimento
·                     Esportes;
·                     Informática;
·                     Internacionais;
·                     Moda;
·                     Nacionais;
·                     BioTecnologia.
·                     Curiosidades
                Acontece
·                     Meio Ambiente e Sustentabilidade
               Informes da escola, Fala professor, etc ( secao reservada para alunos, professores, gestão,etc)


Dentre as seções opinativas podemos encontrar:
·                     Artigos de opinião;
·                     Entrevistas
·                     Cartas dos leitores;
·                     Cartoon;
·                     Charge;
·                     Coluna Social;
·                     Editorial;
·                     Expediente;
·                     Quadrinhos;
·                     Resenhas;
Resultado de imagem para funções dentro de um jornal
SUGESTÕES:
ESTÀ NO DNA (http://www.genoma.ib.usp.br/)
Olimpíadas em Guanabara x poluição
Descobertas científicas, questões ambientais, 
A biologia explica:  por que os cabelos brancos aparecem? Por que espirramos de olhos fechados? etc....
Entrevistas com alunos, professores, gremio, gestão, etc....
Vocês podem acessar o blog desse professor....RECOMENDO https://www.biologiatotal.com.br/blog.html

Fontes:

____ Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&ved=0ahUKEwjvgviPwfTNAhVLEJAKHZVBDm8QjhwIAw&url=http%3A%2F%2Fwww.sistemas.ufrn.br%2Fshared%2FverArquivo%3FidArquivo%3D1070767%26key%3D3f3d49eac0d1d74e3484e6bff11c4c6d&bvm=bv.127178174,d.Y2I&psig=AFQjCNGdTg-54EQ56t-NN9t3euxuekT3ew&ust=1468639000323533. Acesso em 15/07/2016.


Disponível em: http://www.jornalescolar.org.br/.Acesso em 15/07/2016.
MUNHOZ.M. Construindo um jornal com o Publish. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GK9V46EDwDE.Acesso em01/08/16.

Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=GK9V46EDwDE. Acesso em 01/08/2016.
____COMO FAZER UM JORNAL NO MICROSOFT WORD. Disponível em: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Jornal-no-Microsoft-Word. Acesso em: 01/08/2016.


___Disponível em: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Jornal-no-Microsoft-Word. Acesso em: 26 de agosto de 2017.
___ON BYTE.Como fazer um jornal Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-llO2yVAHq4. Acesso em: 26 de agosto de 2017.     (VÍDEO)
MUNHOZ.M.Construindo um jornal com o Publish. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GK9V46EDwDE Acesso em: 26 de agosto de 2017.     (VÍDEO)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários